segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Aula dia 13 de Janeiro de 2009

Nesta aula decorreram os últimos preparativos para o trabalho final. Acabamos de elaborar o guião e dividimos tarefas, pois como as filmagens vão ser feitas com crianças, os elementos do grupo que têm irmãos ou familiares mais novos é que ficaram responsáveis por uma parte das gravações. Visto isto, eu fiquei responsável por duas situações da curta-metragem. Confesso que estou um pouco ansiosa e expectante para saber como é que a minha irmã e o meu vizinho, que entrarão nas filmagens, vão reagir. Sinto-me na obrigação de fazer um bom trabalho, não só no projecto final, mas também nas partes da curta-metragem, pelas quais eu fiquei responsável, pois não quero que os restantes elementos do grupo sejam prejudicados por minha causa. Agora, é só esperar até ao dia das filmagens e ver como corre.
Este é o guião que suportou o vídeo do nosso projecto final.

GUIÃO

“Crescer com a Internet”

Breve apresentação do tema

Situação 1 - Menino Viciado

O menino está a jogar no computador, completamente concentrado no jogo. A mãe chama-o para ir jantar, mas ele não ouve. Passadoa cinco minutos, a mãe volta a chamar. Ele também não ouve desta vez ou finge não ouvir. Ao fim de mais cinco minutos, amãe farta de esperar por ele ameaça-o, se ele não for jantar imediatamente vai ficar sem computador durante uma semana. O menino corre então para a cozinha pois fica em pânico coma possibilidade deste castigo, porque já não se imagina sem o computador.

Situação 2 - Os pais ajudam na utilização das TIC

A menina está no computador a fazer um trabalho para a escola.

Menina: Mãe, preciso de ajuda para fazer um trabalho da escola, mas não sei como procurar…

A mãe vai para junto da filha e explica-lhe como utilizar o motor de busca e mostra-lhe como pode beneficiar de todas as vantagens desta tecnologia.

Situação 3 - Tecnologias de Informação e Comunicação

O menino completamente distraído utiliza ao mesmo tempo diferentes dispositivos tecnológicos, o computador, o telemóvel,…

Mãe: Francisco! Francisco! Como consegues fazer isso tudo ao mesmo tempo?!

Menino: O que foi? (diz ele tirando os auriculares)

Mãe: Como consegues fazer isso tudo ao mesmo tempo?!

Menino: Conseguindo…(e volta a colocar os auriculares).

Situação 4 - Dois irmãos, um computador

Inicialmente os dois irmãos brincavam juntos, partilhavam os mesmos brinquedos, faziam jogos juntos. Mas com o tempo tudo mudou, foram crescendo e receberam como prenda um computador.A irmã mais velha deixou de brincar com o irmão, ficou agora viciada no computador.

Menino: Anda brincar comigo!...

Menina: Não me chateies. Eu não quero brincar contigo. (e continua no computador).
Os irmãos cresceram e já não ligam a brinquedos, disputam agora a utilização do computador.

Menino: Dá-me o computador, agora é a minha vez.

Menina: Esquece, eu sou a mais velha o computador é meu. Vai-te embora!

O menino sai do quarto muito triste.

Situação 5 - Abordagem familiar

Em casa… o pai está a trabalhar atarefado com um monte de papéis.

- Ó papá, a minha professora diz que é perigoso brincar na net, é verdade?

- O quê? O que estás a dizer? (diz o pai sem tirar os olhos dos papéis)

- A Internet, pai! Tem perigos?

- Não, claro que não. Que estupidez! Vai lá fazer um jogo qualquer e deixa-me trabalhar.

O menino encolhe os ombros e dirige-se à mãe na cozinha.

- Ó mãe, ajudas-me a falar no msn com o meu amigo de Viseu? Não consigo perceber algumas coisas, ajudas-me?

- Tens um amigo em Viseu? Quem é? Mas depois falamos sobre isso. Agora estou a cozinhar e eu também não percebo nada dessas novas tecnologias, vai fazer um jogo!

O menino triste volta para o computador.Senta-se e passa aí muito tempo (luzes ligadas – dia, luzes apagadas noite).Mostra-se o menino sentado ao computador e para seu espanto entra e vê sites desapropriados.

Entrevistas

Utilizando as perguntas que fizemos no questionário, filmamos agora as respostas e opiniões dos nossos pequenos colaboradores.

- O que é para ti a Internet?

- O que costumas fazer quando utilizas o computador?

- Qual é o teu tempo de utilização do computador/ Internet?

- Quais as outras tecnologias que normalmente usas no teu dia-a-dia?

- Os teus pais ou professores acompanham-te quando utilizas o computador ou a Internet?

Nota: Todas estas situações aqui retratadas, tiveram como base as respostas obtidas no questionário que previamente fizemos a um grupo de crianças entre os 8 e os 11 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário